Multas que não irão fazer você perder pontos na CNH

A primeira coisa que vem à cabeça de um motorista quando este comete alguma infração é o fato de perder pontos na CNH

Da Redação


Não importa se você dirige há muito ou pouco tempo, o medo de perder pontos na CNH está presente em todos os motoristas, sejam eles veteranos ou não.

Após o Presidente Jair Bolsonaro ter sancionado uma nova lei de trânsito, os cuidados devem ser redobrados caso o motorista não queira perder pontos.

No entanto, mesmo antes de se informar acerca das mudanças ocasionadas com essa nova lei, é preciso salientar que ela só entrará em vigor no mês de abril de 2021.

Porém, é bom que desde já o motorista vá se preparando e se habituando para que não tenha nenhum problema na data prevista.

Quais são as novas regras e como elas podem te fazer perder pontos na CNH?

Trata-se de um projeto recém-aprovado, mas que poderá gerar inúmeros questionamentos nos motoristas, sejam eles experientes ou não.

A nova regra incorporada ao Código Brasileiro de Trânsito (CBT) evidencia que determinadas infrações não farão com que o infrator tenha seus pontos retirados da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

No entanto, o motorista não ficará impune, uma vez que para qualquer infração que ele venha a cometer irá acarretar em uma multa.

Nessa nova regra, as infrações que serão deixadas de lado são aquelas que dizem respeito mais ao veículo, tais como: cor, documentação e placa.

Mesmo não fazendo o motorista perder mais pontos, é sempre bom ficar atento a tudo o que foi ou não modificado com essa nova lei.

 

Sendo assim, confira abaixo todas as novas regras:

  • Mesmo que a placa do veículo esteja desigual ao CONTRAN, conforme prevê o art. 221, do CTB, não serão mais retirados pontos da CNH do motorista;
  • De acordo com o art. 241, do CTB, é considerado como sendo uma infração o cadastro irregular ou desatualizado da CNH ou do registro do veículo;
  • Segundo o art. 230, VII, do CTB, em casos onde houve alguma alteração na cor original do veículo, mas não consta registrado, o motorista não vai perder pontos na CNH;
  • Para o art. 232, do CTB, mesmo que o motorista venha a esquecer e dirigir sem os documentos obrigatórios (CNH e o CRLV), ele não ter seus pontos retirados da carteira;
  • Caso o veículo não seja registrado no prazo de 30 dias, conforme o art. 233, do CTB, poderá ser considerada uma infração, mas não resultará mais em uma perda de pontos.

Posso ter problemas com meu seguro auto se tiver muitas multas?

O grande problema que envolve as multas e o seguro de um automóvel é sobre o orçamento no final do mês.

O seguro auto oferece coberturas somente para proteger o veículo, e não a imprudência que possa vir a ser acometido com o automóvel durante um determinado trajeto.

Além disso, seu seguro pode sair mais caro se for considerado um motorista imprudente ou pode ter problemas com a renovação.

As empresas podem variar conforme esse tópico e lidarem de forma diferente, mas a única coisa em comum seria que, não há como perder pontos na CNH nessas situações. Com Jeniffer Elaina

Fonte: https://www.smartia.com.br/blog/multas-pararam-de-somar-pontos-carteira/

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!